quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS DE PORTUGAL

Portugal é uma das mais antigas nações da Europa, existindo como país há mais de 8 séculos.Sujeito às mais variadas e regulares invasões, o país recebeu uma variada sucessão de habitantes ao longo dos séculos, que ajudaram a moldar o espírito do país que hoje conhecemos.A presença humana no território remonta ao paleolítico e ao mesolítico, dos quais se podem ainda ver inúmeros vestígios, sendo os túmulos funerários colectivos os mais abundantes (Palmela, Cascais e Alapraia - próxima do Estoril).A presença celta também deixou traços profundos no povo português, bem como inúmeros vestígios. As invasões deste povo datam de V e IV a.C. e o exemplo, talvez o mais notório da sua passagem seja a Citânia de Briteiros, uma misteriosa cidadela de pedra com cerca de 200 casas, cisternas subterrâneas e condutas de água, localizada perto de Guimarães no norte do país.
Os gregos fundaram Olissipólis e iniciaram uma fase de colonização comercial na região anterior à ocupação romana.
A presença romana que durou do I ao V séculos d.C., deixou uma marca indelével na paisagem. Vestígios bem claros da sua passagem podem ainda ser vistos na cidade romana de Conímbriga, próxima a Coimbra, pelo majestoso aqueduto em Elvas, ou no impressionante Templo romano em Évora. Os romanos também legaram a sua língua. O português é de origem latina, contendo no entanto algumas influências árabes.A ocupação mourisca durou do século VIII a meados do século XII, das quais uma das suas maiores contribuições foi a introdução do azulejo, um pequeno quadrado brilhante, de tom azulado, que poderá conter, ou não motivos, e que é normalmente utilizado na decoração de interiores ou exteriores.A história de Portugal como nação, remonta ao ano 1140 d.C., altura em que, após nove anos de revolta contra o Rei de Leão e Castela, Dom Afonso Henriques se auto-proclama rei de Portugal. O seu filho, Dom Afonso I e os seus sucessores, continuaram a expandir o território para sul, conquistando-o aos mouros. Lisboa é-lhes tomada em 1147 e as fronteiras que hoje existem forma demarcadas por D. Afonso III em 1249.
Em 1337, navegadores portugueses chegaram às ilhas Canárias. Suportados pelo Infante D. Henrique - o Navegador, (1394-1460), navegadores como Vasco da Gama, Bartolomeu Dias, Pedro Álvares Cabral e Fernão de Magalhães abriram caminho para um novo mundo, chegando ao Brasil, índia e ao Japão. Assim, Portugal tornou-se um verdadeiro império com territórios em África, na América Latina e no Extremo Oriente, (Timor, Macau, Goa). Questões dinásticas levaram a que em 1580 Filipe II de Espanha fosse também o Iº de Portugal e assim o país ficou subjugado à coroa espanhola. Em 1640 uma revolta terminou com o domínio espanhol e a casa de Bragança tomou a coroa portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário